sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Do outro lado do rio


Os moradores que vivem do lado do Rio Cachoeira em Itabuna que compreende bairros como Maria Pinheiro, Fonseca e Novo Fonseca, Pedro Jerônimo, Daniel Gomes, Zizo, São Pedro, São Judas, São Caetano, Sarinha, Novo São Caetano, Jaçanã, Jardim Primavera, Novo Jaçanã, Banco Raso, Vila Anália, Santa Clara e Gogó da Ema; tem bons motivos para sentirem-se mais seguros.

Desde que foi implantado pelo Governo da Bahia, em agosto deste ano, o Programa Ronda nos Bairros promoveu expressiva redução da violência, especialmente no que concerne ao número de homicídios.

Nessas áreas, o índice de assassinatos caiu cerca de 70%, o que é bastante significativo, e já não se nota a força da criminalidade, que na ausência do poder público fazia prevalecer a lei do silêncio e do terror, a ponto de em alguns bairros ser imposto um mal disfarçado toque de recolher a partir de determinada hora.

Essa realidade mudou substancialmente com a chegada do Ronda nos Bairros, com a intensificação do policiamento ostensivo e preventivo 24 horas por dia, além de promover a aproximação da polícia com a comunidade.

Em Itabuna, o programa envolve 75 policiais militares e quatro viaturas padronizadas, que foram distribuídas em quatro áreas delimitadas, num sistema de patrulhamento que atinge cerca de 70 mil pessoas, quase 1/3 da população itabunense.

Se é elogiável a execução do programa numa parte da cidade, é absolutamente imperioso que ele seja estendido para o outro lado do Rio Cachoeira.

Nessa área onde o Ronda nos Bairros não chegou e a presença da polícia ainda é incipiente, trava-se uma verdadeira guerra, motivada pelo tráfico de drogas, em que a violência cotidiana transforma os cidadãos de bem em reféns dos bandidos.

Em bairros como Corbiniano Freire, São Lourenço, Novo Horizonte, Nova Califórnia, Jorge Amado e parte do Santo Antonio, traficantes disputam território à bala e a droga gera subprodutos como assaltos, roubos, arrombamentos e ameaças aos moradores.

Ações emergenciais, como as que tiram de circulação alguns bandidos, são importantes, mas o que essas áreas desassistidas necessitam mesmo é da presença freqüente da polícia para inibir a bandidagem e reduzir a violência, já que eliminá-la por completo é uma missão impossível.

Que ao levar o Ronda dos Bairros para os demais bairros de Itabuna, o que pode ser feito já em 2011, se estabeleça uma ponte que una a cidade em torno de uma única palavra: a paz, que também pode ser traduzida por esse direito básico do cidadão chamado segurança.

Nenhum comentário: