terça-feira, 9 de novembro de 2010
A solidariedade é azul
O Mutirão do Diabético de Itabuna, que este ano acontece no dia 13 de novembro, é um exemplo de responsabilidade social. Um evento que a cada ano tem suas ações ampliadas e que a partir de 2010 ganha dimensão nacional com a parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular e que já está inserido no calendário mundial da Federação Internacional do Diabetes.
Fruto da obstinação de seu idealizador, o Dr. Rafael Andrade, o Mutirão do Diabético envolve não apenas a direção, o corpo clínico e os colaboradores do Hospital de Olhos Beira Rio, responsável pelo evento, mas toda a sociedade organizada, como a Associação dos Diabéticos de Itabuna, Prefeitura de Itabuna, Santa Casa de Misericórdia, Lions Clube, Universidade Estadual de Santa Cruz, além do apoio de empresas como a Bahiagás, Rota e Alergan e dos veículos de comunicação, com destaque para a TV Cabrália/Record News, que aliou-se de integralmente ao projeto.
O Mutirão do Diabético de Itabuna é um exemplo de que com a mobilização da sociedade organizada é possível prevenir e tratar ainda na fase inicial uma doença responsável por milhares de casos de cegueira, amputação de membros e mortes em todo o planeta.
São pessoas, por absoluta desinformação sobre os sintomas e desconhecimento dos meios de prevenção, adoecem e morrem todos os anos, porque deixam de fazer o tratamento ainda na fase inicial, quando é possível controlar e conviver com o diabetes, desde que adotados alguns procedimentos.
Aquilo que começou como um projeto modesto, ampliou-se de tal forma que o número de atendimentos este ano pode chegar a 5 mil pessoas, incluindo o atendimento aos diabéticos e a feira de saúde que acontece na praça Rio Cachoeira, onde o foco será justamente na educação e prevenção.
Para marcar sua participação na campanha, empresas, prédios e espaços públicos de Itabuna estão sendo iluminados de azul, a cor da campanha do diabetes, integrando o município a uma campanha em nível mundial, com a participação de 181 países.
As imagens de Itabuna já estão ganhando o mundo, mostrando que nossa cidade produz coisas boas e, além do conhecido espírito empreendedor, também dá um exemplo de solidariedade.
Como a boa semente gera bons frutos, a partir deste ano Mutirão estará sendo levado para Arapiraca, em Alagoas, primeiro passo para que seja realizado em outros municípios brasileiros, consolidando Itabuna com cidade-modelo na prevenção e tratamento do diabetes.
Nesta semana, a cor da solidariedade é azul. Do tamanho do mundo. Do tamanho da capacidade que as pessoas tem de fazer um mundo melhor quando trocam o individualismo pelo espírito coletivo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário