terça-feira, 16 de novembro de 2010

O de baixo sobe. E o de cima, desce?


Após anos de sofrimento, que incluíram passagens pela pantanosa 3ª. Divisão, o Bahia está de volta à 1ª. Divisão do futebol brasileiro.

A partir de 2011, o time que possui uma das mais apaixonadas e fiéis torcidas do país, volta ao palco principal, para enfrentar times como Flamengo, Vasco, Botafogo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Inter, Grêmio e Cruzeiro.

Um verdadeiro banquete para quem, nesses tempos medonhos, andou medindo forças até com timecos do Acre, Amazonas, Maranhão e Paraíba.

O Bahia, bicampeão brasileiro (o primeiro deles sobre o Santos de Pelé) e incontáveis vezes campeão estadual, por conta de direções desastrosas, perdeu a hegemonia local para o arqui-rival Vitória e virou figurante no cenário nacional.

A volta à 1ª. Divisão é o resgate de um clube cuja torcida é maior do que o time. Apesar de o acesso ter sido conquistado com duas rodadas de antecedência, a trajetória na Segundona em 2010 não foi o passeio que aparenta.

O Bahia fez uma campanha irregular, perdeu jogos fáceis em casa, trocou de treinador e mudou o elenco. Mas, num campeonato sem dos chamados ´grandes´ do futebol brasileiro, cresceu na hora certa.

E, o que conta, chegou lá, para a alegria dos torcedores que anteciparam o carnaval de Salvador, para festejar a redenção.

A volta à 1ª. Divisão é para ser festejada mesmo.

Passada a euforia, aí sim, é hora de fazer o planejamento, para evitar o retorno efêmero e uma nova queda em 2011.

Tão ou mais difícil do que subir é permanecer na 1ª. Divisão e - sonhar não paga imposto- brigar pelo título ou ao menos uma vaga na Libertadores.

Enquanto o de baixo sobe, a pergunta que se faz é: o de cima, desce?

O Vitória tem três jogos para responder a essa pergunta. Três jogos para definir se teremos BA-VI na 1ª. Divisão de 2011 ou se apenas trocamos um pelo outro.

Para o futebol baiano, é bom que tenhamos os dois.

Mas isso agora é com o Vitória.

O Bahia já fez a parte dele.

Nenhum comentário: