sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"SEU" GENTIL


Conheci “seu” Gentil lá pelos idos do começo dos anos 80 do século passado.

Era o período da mobilização pelas Diretas Já e eu passava férias em Potiraguá, cidade nos limites da Região Cacaueira da Bahia.

Na época “seu” Gentil era presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o que não era pouca coisa em tempos semi-coronelistas.

É não é que cismamos de fazer ali em Potiraguá um comício pelas Diretas Já. Cismamos e fomos à luta.

Arrumamos um carro de som e saímos convocando o povo de Potiraguá e da vizinha Itarantim. A idéia ganhou corpo, atraiu outras pessoas e fizemos um grande comício, que contou com as presenças de lideranças da época, como Raul Ferraz e Pedral Sampaio, então um ícone de esquerda, que depois se bandeou para os braços de ACM e sumiu melancolicamente da vida pública.

Durante o comício, aconteceu algo inusitado: o prefeito mandou cortar a energia da praça, que estava lotada.

Não tive dúvidas: pedi que o pessoal acendesse os isqueiros e dessa maneira levamos o comício até o fim, num clima emocionante. O espírito da democracia que a gente ia respirando após tantos anos de ditadura contagiou a praça.

Logo depois, “Seu” Gentil fundou o PT de Potiraguá e até hoje continua na luta, desafiando a idade com aquela gana dos que acham que é possível fazer um mundo melhor, que o sonho é, sim, possível.

No último domingo, durante a visita de Jaques Wagner a Potiraguá, reencontrei e abracei “seu” Gentil, agora presidente de honra do PT local, mas acima de tudo um militante do partido que se confunde com sua própria vida.

Foi como um passeio no tempo, pra reforçar a convicção de que é compensador seguir o caminho que as vezes é mais longo e mais cheio de obstáculos, mas é o caminho que faz a gente acreditar que vale, valeu e valerá a pena caminhar.

3 comentários:

Alpeno Rocha disse...

Lembro-me muito bem do Gentil, Thame. Homem simples, mas sempre empolgado e envolvido com a política de Potiraguá. Isso não é de hoje! Olhe que saí daquela Terra há 35 anos. E o Gentil já era assim! Valeu pelo registro.

Alpeno Rocha disse...

Lembro-me muito bem do Gentil, Thame. Homem simples, mas sempre empolgado e envolvido com a política de Potiraguá. Isso não é de hoje! Olhe que saí daquela Terra há 35 anos. E o Gentil já era assim! Valeu pelo registro.

Antonio Ferraz disse...

Bom dia Danaiel, o prefeito por acaso teria sido Edvaldo Cardoso, seu tio postiço?
Brincadeira a parte, visite o nosso blog que conta a história de Potiraguá e fatos e fotos.
www.potiraguabahia.blogspot.com

feliz ano novo com muita saúde para você e toda a sua família.