quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PEGA LADRÃO




A Secretaria de Segurança Pública da Bahia, através da Polícia Militar, iniciou em Itabuna o programa Ronda no Bairro.

O programa será executado inicialmente nos bairros Maria Pinheiro, Fonseca, Novo Fonseca, Pedro Jerônimo, Daniel Gomes, Zizo, São Pedro, São Judas, São Caetano, Sarinha, Novo São Caetano, Jaçanã, Jardim Primavera, Novo Jaçanã, Banco Raso, Vila Anália e Gogó da Ema.

Essas são áreas em que a SSP detectou índices preocupantes de criminalidade, o que não quer dizer que o restante da cidade seja a versão baiana do paraíso na Terra, muito pelo contrário. A violência é uma praga que não respeita local ou classe social, daí que a meta da SSP é levar o programa a todos os bairros de Itabuna.

Para executar o Ronda no Bairro serão disponibilizadas cinco viaturas e cinco motos, com 80 policiais atuando vinte e quatro horas por dia, exclusivamente nessa atividade. A população pode e deve colaborar, acionando os números telefônicos divulgados pela Polícia Militar.

Vale destacar que Itabuna não está sendo uma espécie de “cobaia” do Governo do Estado. O Ronda no Bairro já foi implantado em bairros como Pau da Lima, Tancredo Neves e Subúrbio, na periferia de Salvador; e em Feira de Santana, a maior cidade da Bahia.

Tanto em Salvador como em Feira de Santana, o Ronda no Bairro reduziu os índices de violência. A presença ostensiva da polícia acaba funcionando como fator inibidor para os bandidos, que atualmente impõem a lei do terror aos moradores indefesos.

Com a polícia atuando -e a população colaborando- certamente os bairros hoje dominados pelos bandidos, se tornarão menos violentos e mais habitáveis.

A própria operação que antecedeu a instalação da ronda nos bairros, chamada muito propriamente de “Saneamento”, mostra que quando tem condições de atuar, a polícia impõe a lei e a ordem. Foram detidos quase duas dezenas de marginais e apreendidas armas e drogas.

É assim que tem que ser: policiamento permanente, caça sem trégua aos marginais e integração com a comunidade dos bairros, formada em sua esmagadora maioria por gente decente e trabalhadora.

Lugar de bandido é na cadeia.

Regra que aliás deveria valer para todos os bandidos, sejam eles os pés de chinelo, sejam eles os tubarões engravatados.

Mas aí nem é mais uma questão de polícia, mas uma questão de (in)justiça.

Que a polícia baiana faça sua parte nesse mais do que necessário Ronda no Bairro em Itabuna.

Nenhum comentário: