terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dança da Chuva (e não é que às vezes chove dinheiro?)



Conta a lenda que certo político brasileiro foi visitar um colega no estrangeiro e este, para se exibir, mostrou a cidade que se vislumbrava da janela do palácio e foi logo exibindo suas credenciais:

-Está vendo aquela ponte ali?

O brasileiro viu a ponte e fez que sim.

O colega estrangeiro completou:
-20% no meu bolso.

-Está vendo aquela estrada lá?

O brasileiro viu a estrada e fez que sim.

E o colega estrangeiro perpetrou?

-Mais 20% no meu bolso.

Seguiram várias obras apontadas, vários “sim” e vários “20% pro meu bolso”.

O brasileiro não se fez de rogado.

Semanas depois, o político estrangeiro retribuiu a visita. Do heliporto do seu palácio, onde a vista era mais abrangente do que a da janela, o político brasileiro apontou para a cidade e disse:

-Está vendo aquela ponte ali, aquela estrada ali, aquele hospital público ali, aquela escola ali, aquele canal de esgotos ai, aquele ginásio de esportes ali?

O político estrangeiro, achando que estava sofrendo alguma cegueira momentânea, respondeu:

-Nobre colega, não estou vendo nem ponte, nem estrada, nem hospital, nem escola, nem canal de esgotos e nem ginásio de esportes...

Ao que o brasileiro respondeu:

-100% no meu bolso...
Aos que acham que a situação acima é apenas piada ou obra de ficção, atenção: a capacidade de alguns de nossos políticos em meter a mão de gato nos recursos públicos parece mesmo insuperável.

E, em matéria de criatividade nessa arte de nada ortodoxa de ganhar dinheiro, eles parecem insuperáveis num ofício que, diga-se, é planetário.

Tome-se, por exemplo, o que aconteceu em Guaratinga, cidadezinha no Extremo Sul da Bahia.

Lá, o prefeito transformou em vendaval alguns pingos de chuva, inventou um temporal que teria provocado deslizamento de encostas, alagamento de ruas, destruição de estradas vicinais, casas e bueiros e quebra de duas pontes e com isso conseguiu arrancar uma verba de R$ 2 milhões do Ministério da Integração Nacional.

O decreto de emergência da prefeitura dá conta que entre os dias 15 e 17 de junho deste ano, foi ultrapassado o índice pluviométrico de 280 mm de chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesse período foram apenas 0,2 mm de chuva na cidade.

Produziu-se, nessa “dança da chuva” malandra, o milagre de se fazer chover dinheiro.

Fosse um gabola, o prefeito poderia convocar colegas e fanfarronar:

-Tá vendo aquela enchente ali, aquele deslizamento de terras ali, aquelas casas destruídas acolá, aquele hospital que desabou ali?

E, diante das negativas dos colegas, poderia dar a lição:

-Pingou tudo no meu bolso...

Fosse esse um país pouquinha coisa mais sério quando se trata de coibir a rapinagem, em vez de fazer a dança da chuva (e fazer chover dinheiro) alguns de nossos políticos deveriam é dançar a dança do sol nascendo quadrado.

Político gatuno preso?

Pronto, encerrei o texto com outra piada!

Nenhum comentário: