segunda-feira, 19 de abril de 2010

Papo de bola


Final de semana de futebol, com os campeonatos regionais, que já não empolgam tanto o torcedor, chegando ao final.

No Rio de Janeiro, o Campeonato Carioca, tido e havido como o mais badalado do Brasil, já acabou, com o Botafogo campeão dos dois turnos e sem necessidade de jogos finais. Justamente o Botafogo, que era apontado como o mais fraco entre os quatro grandes e que andou levando de 6x0 do Vasco da Gama, mas que na hora de decisão, mostrou eficiência contra times teoricamente melhores, como o próprio Vasco no primeiro turno e o Flamengo no segundo turno.

Na decisão de domingo, carregando nas costas o peso de três vice-campeonatos diante do rubro-negro, o Botafogo jogou para o gasto, tomou alguns sustos, mas venceu por 2x1, gols de pênaltis convertidos pelo argentino Herrera e pelo uruguaio Loco Abreu.

Para completar a festa, Adriano ainda perdeu um pênalti, mostrando que seus problemas extracampo começam a afetar o desempenho com a camisa do Flamengo. A exemplo de Ronaldo, Adriano está tão acima do peso que deveria optar por outro esporte, mais de acordo com sua atual silhueta: disputar lutas de sumo.

Título merecido para o Botafogo, que pode não ser a oitava maravilha do mundo mas deu para o gasto num campeonato meia-boca.

Maravilha mesmo é esse time do Santos, que nas semifinais do Campeonato Paulista, deu um baile no time do São Paulo, venceu por 3x0 e poderia ter vencido por 6x0, tantas foram as chances criadas. Pode-se dizer que o Santos jogou contra ninguém, tamanha superioridade diante de um São Paulo que parece ter entrado em campo apenas para perder de pouco.

O Santos decide o Paulistão contra o Santo André. Favoritíssimo, embora o futebol às vezes pregue peças.

Na Bahia, Vitória e Bahia decidem um campeonato insosso. A única surpresa foi a dificuldade que tiveram em passar pelo Camaçari e pelo Bahia de Feira, que não chegam a ser sumidades no mundo da bola. E pensar que num campeonato desse nível (sic), o Itabuna conseguiu a proeza de cair para Segunda Divisão.

Ainda em relação aos regionais, um registro necessário. No jogo entre Cruzeiro e Ipatinga, pelas semifinais do Campeonato Mineiro, o árbitro não deu dois pênaltis claríssimos e anulou dois gols legítimos do Ipatinga.

Um roubo, que só não virou caso de policia porque mesmo assim o Ipatinga venceu por 3x1 e está na decisão contra o Atlético Mineiro.

Atenção Dunga: se Robinho tem vaga cativa na Seleção, Neymar e Ganso não podem ficar de fora, ainda mais que Adriano se afunda nos problemas pessoais e Kaká sofre com uma contusão que o impede de jogar pelo Real Madri.

Rifa aí dois guerreiros e chama

Nenhum comentário: