terça-feira, 9 de março de 2010

Pacto de sangue


Esqueçam a velha rivalidade, as brincadeiras do tipo Papa Jaca x Papa Caranguejo, deixem de lado qualquer tentativa de jogar bonito (se não o fizeram quando podiam sonhar com o céu, porque o farão agora, às portas do inferno), mandem às favas esquemas táticos milagrosos.

Agora, é guerra, garra e nada mais.

No mais do que apropriadamente denominado “Quadrangular da Morte”, que se inicia no próximo final de semana, Itabuna e Colo Colo, lanternas de seus respectivos grupos na primeira fase do Campeonato Baiano (em que seis times brigavam por quatro vagas em cada grupo), lutam apenas e tão somente para sobreviver e escapar da desonra do rebaixamento.

Foram (des)crendiciados para o tal quadrangular por conta de campanhas desastrosas, resultados vergonhosos e trocas insanas de treinadores e jogadores.

Irmanados na mediocridade, caminharam juntos rumo à beira do abismo, do qual tentam agora evitar o mergulho derradeiro.

Neste “Teatro dos Desesperados”, terão a companhia do Ipitanga e do Madre Deus, que também fizeram campanhas horrorosas, com um ou outro resultado expressivo e de resto uma balaiada de gols e derrotas.

Se estão irmanados nessa quase-tragédia, não é de todo equivocado desejar que também estejam irmanados para evitar a tragédia-total.

Daí que, é menos o caso dos ilheenses torcerem pela queda dos itabunenses e vice-versa, e mais o caso de ambos torcerem para que os dois times permaneçam na 1ª. Divisão em 2001, se possível aprendendo com as besteiras de 2010. Os alvos são o Ipitanga e o Madre de Deus.

Uma guerra fratricida entre Colo Colo e Itabuna, pode condenar os dois à degola.

Embora a lógica não seja o forte do futebol, é plenamente possível que Colo Colo e Itabuna vençam Ipitanga e Madre de Deus em seus estádios e consigam pelo menos um empate fora de casa.

Em sendo assim, empates entre ambos no Mario Pessoa e no Luiz Viana Filho podem ser mais do que convenientes para salvar a pele e a honra dos dois, sem que isso implique em qualquer imoralidade ou ausência de fair play.

É isso sim, um pacto de sangue, para evitar que Colo Colo e Itabuna chafurdem na lama da segunda em 2011.

Nenhum comentário: