sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PEGA LEVE


Os acidentes com vítimas fatais continuam banhando de sangue as rodovias que cortam o Sul da Bahia, como a BR 101.

Na maioria esmagadora dos casos, os acidentes são provocados pela imprudência, potencializada pelo consumo de álcool.
Como se sabe, beber e dirigir são práticas absolutamente incompatíveis.

O problema, é que apesar de inúmeras campanhas orientando para os riscos de beber e dirigir, incluindo os comerciais de cerveja que fazem o alerta por determinação legal, muita gente continua ignorando os riscos e arriscando a própria vida e a vida dos outros.

Na noite da última quarta-feira, três dos quatro ocupantes de um Golf morreram quando o carro se chocou violentamente com um caminhão.

As vítimas, com idades entre 18 e 29 anos, vinham de Eunápolis para passar o feriado de Nossa Senhora Aparecida em Ilhéus.

O que seria alegria e lazer, se transformou-se em dor e tragédia. Mais uma, entre as tantas tragédias que se tornaram rotina nas estradas brasileiras.

Para reforçar a hipótese de imprudência, foram encontradas várias garrafas vazias de cerveja no Golf, que ficou completamente destruído. A comprovação da ingestão ou não de álcool vai depender de exames, mas isso não trará de volta à vida os três mortos na colisão.

Somados às campanhas educativas, esses acidentes brutais deveriam servir de alerta para os demais motoristas, mas lamentavelmente parecem ao ter efeito algum.

Além do consumo de bebida, é comum verificar o excesso de velocidade e ultrapassagens irresponsáveis, como se ganhar alguns minutos na viagem compensassem o risco de acidentes.

Não compensa, e aí estão os acidentes para demonstrar isso.

Como educação no trânsito parece não funcionar, o jeito é aumentar a fiscalização e punir com rigor os motoristas que forem pegos consumindo bebidas alcoólicas ou cometendo infrações de graves.

Mas tem que ser punição grave, com a apreensão da carteira de motorista e a retenção do veículo, única maneira de evitar que assassinos em potencial travestidos de motoristas continuem espalhando sangue pelas estradas.

Feriadão chegando, resta clamar que os motoristas peguem leve e entendam de uma vez por todas que beber e dirigir não desce redondo nem quadrado.

-0-0-0-0-0-

Durante o feriadão a Polícia Rodoviária vai realizar a Operação Nossa Senhora Aparecida.

Que a santa padroeira do Brasil nos proteja!

Nenhum comentário: