segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ilhéus sedia Festival Nacional do Chocolate


Conhecida em todo o mundo através do escritor Jorge Amado, Ilhéus é também a cidade onde floresceu a chamada Civilização Cacaueira, que se espalhou pelo Sul da Bahia graças a um fruto que é a base para a produção de um produto apreciado por todos, o chocolate. Embora responda por mais de 90% do cacau cultivado no Brasil, a região tem uma produção incipiente, deixando de agregar valor à sua principal matéria-prima. A produção de cacau em amêndoas gera R$ 300 milhões por ano, enquanto que a produção de chocolate movimenta R$ 4 bilhões por ano.

Mudar essa realidade, oportunizar novos negócios e ao mesmo atrair visitantes do Brasil e do exterior são alguns dos objetivos do Festival do Chocolate da Costa do Cacau, que acontece de 10 a 14 de junho, no Centro de Convenções de Ilhéus. “Conhecido com a Costa do Cacau, O Sul da Bahia é o cenário perfeito para um evento que gira em torno de um produto que é unanimidade mundial, o chocolate”, afirma o promotor do evento, Marco Lessa, do Costa do Cacau Convention. Além do incentivo à produção e consumo de chocolate, Lessa destaca que “Ilhéus também têm como forte apelo o turismo de sol e praia, aliado a uma cultura e história ricas. O Festival do Chocolate tem tudo para se consolidar como um dos eventos mais importantes da Bahia”.

O MUNDO DO CHOCOLATE

O festival será dividido em três atividades. A Feira do Chocolate será uma exposição com diversas entidades, órgãos públicos e empresas que representam os mais diversos setores relacionados à produção do cacau e do chocolate, como fabricantes de equipamentos para produção, as principais indústrias de chocolate, pequenas fábricas, fazendas, empresas de representação e distribuição, stands de venda ao consumidor final e outros. No total serão 16 stands montados no salão Nacib, que possui ar condicionado, fundamental para a exposição do produto.

A Jornada do Chocolate incluirá workshops, cursos e oficinas, tratando da produção em diversas escalas, produção cooperada, produção associada ao turismo, linhas de crédito, equipamentos para pequena produção, programas de governo para o setor e cursos para produção caseira. Também será feita a avaliação de mercados produtores e consumidores, técnicas de manejo para produção do cacau fino e orgânico, certificações, sustentabilidade e outras novidades e assuntos sobre o tema.

O Planeta Chocolate será montado no hall do Centro de Convenções, voltado para o público infantil e adulto. Será montado um grande parque com o tema Chocolate, com brinquedos, atividades educativas, animadores, personagens infantis. O Planeta Chocolate terá ainda atividades para conscientização sobre o meio ambiente, pontos para comercialização de produtos como chocolate, doces, sucos, salgados, enfim, um universo alegre e colorido para crianças de todas as idades viverem a magia do Planeta Chocolate.

“A partir dessas atividades, vamos posicionar o Sul da Bahia como produtor de um cacau de excelente qualidade e como produtores de um Chocolate com padrão internacional”, diz Marco Lessa. O Festival do Chocolate da Costa do Cacau tem o apoio do Costa do Cacau Convention, Prefeitura de Ilhéus, Ceplac, Chocolates Garoto, Associação de Turismo de Ilhéus, Secretaria Estadual de Turismo, Bahiatursa, SEBRAE, o Formigueiro e Banco do Nordeste. Maiores informações envie e-mail para ilheus@m21.com.br.

Nenhum comentário: