sábado, 9 de maio de 2009

DECLARAÇÃO DE AMOR A UMA JOVEM CENTENÁRIA

HELENILSON CHAVES

Te conheci pelas mãos de meus pais, o que provocou em meu espírito uma alegria muito grande. Foi uma paixão à primeira vista que, tive certeza, perduraria para toda vida.

Homens audaciosos percorriam suas ruas, onde transbordavam oportunidades e imperava o espírito empreendedor.

Acompanhei o surgimento de uma civilização dinâmica, construída por pessoas que não tinham temor ao risco, por gente laboriosa, solidária e perseverante.

Freqüentei suas escolas, conheci essa gente determinada, que investiu em infra-estrutura e impulsionou o progresso, sem recorrer aos cofres públicos.

Atingistes um estágio tal que fostes, juntamente com as demais cidades em seu entorno, responsável por 70% das receitas que sustentavam essa imensa Bahia, embelezando a capital do estado com obras significativas, como o Centro Administrativo da Bahia e demais obras de modernização em Salvador.

Cresci e continuei com a mesma paixão, procurei te oferecer o meu trabalho, seguindo exemplos que foram tão edificantes, de gerações que ajudaram a te tornar uma metrópole.

Aqui criei e formei meus filhos, transmitindo-lhes e imensa paixão que sinto por você.

Confesso publicamente esse amor, que é para sempre, não apenas por você, Itabuna, mas por toda a região Sul da Bahia.

Sou grato a tudo o que recebi em troca da colaboração que dei para teu desenvolvimento.

É em nome desse amor por você, Itabuna, que me permito fazer alguns questionamentos.

-Porque estás tão triste, sem aquele viço nos olhos? As oportunidades rarearam, o abandono se reflete nas precárias condições de vida de sua gente, não se vê mais aquela força contagiante e renovadora, capaz de superar todas as crises, e por não acreditar, cometes o pecado da autofagia.

O que encontramos nas ruas são homens acuados, expectativas sombrias, vozes emudecidas. Gente incapaz de reagir, de dar a volta por cima, para te recolocar no lugar de destaque que é tua vocação e teu destino.

O que aconteceu? A auto-estima desapareceu?

Não tens mais representação política. Não há políticos interessados em te reerguer.

Parece ter desaparecido a vontade de ousar, de buscar o novo, que só se consegue através de atitudes ousadas, pois a audácia é o caminho certo para a fortuna. Não a fortuna de acumular recursos financeiros, mas sim, distribuindo os frutos dessa audácia para todos.

Tornastes o pasto preferido de políticos que perambulam pelo Estado, à espreita justamente daquelas pessoas que não conservam o amor próprio, nem a confiança no futuro.

São os mercadores do voto, que a cada quatro anos repetem promessas que nunca vão cumprir, porque não tem compromissos com a nossa gente. Será que você, Itabuna, perdeu a memória?

É preciso que tenhas a capacidade de valorizar seus filhos interessados em seu desenvolvimento, de eleger políticos que trabalhem pelo seu progresso.

Não podemos admitir que você continue entregue a esses “vendilhões do templo”, porque conquistados seus preciosos votos, eles desaparecem. Vale também para os seus filhos, a quem entregas com toda esperança e carinho a chave do cofre e os resultados tem sido muito catastróficos.

Itabuna, amada e querida, é preciso trilhar um caminho diferente, desenvolvendo todo o potencial que você tem e construindo uma nova realidade para sua gente.

Não podes mais dar ouvidos e respaldo aos vendedores de ilusões, que tanto tem te prejudicado, ao não te defenderes, nem lutar por melhorias para a tua população.

Precisas coibir a presença dos que não querem contribuir com o seu crescimento, que fazem tudo para ver o fracasso daqueles que te amam.

Continuo apaixonado por ti, Itabuna, declarando que serei sempre um trabalhador ardoroso, procurando colocá-la no lugar que mereces.

Não deixe que direitos adquiridos e garantidos pela nossa Justiça sejam relegados ao esquecimento, confirmando as palavras do grande baiano Ruy Barbosa, que dizia; “quem não defende os seus direitos, não os merece, torna-se um cidadão de segunda classe”.

Apesar de todos os percalços, das dificuldades que momentaneamente enfrentas por conta daqueles que só agem em benefício próprio e não possuem espírito coletivo; acredito na sua capacidade de superação, na força de seu povo.

Acredito em você, Itabuna!

Acredito num futuro melhor, que estou disposto a continuar colaborando com todas as minhas forças para construir.

Nenhum comentário: