quinta-feira, 9 de outubro de 2008

CUBA, A ILHA DE FIDEL E DOS CONTRASTES




Cadê a Biafra que deveria estar aqui? A julgar pelo que se lê e o que se ouve sobre essa ilha de 11 milhões de habitantes, apertada entre o Golfo do México e o extremo oriental da Flórida, o mínimo que se deveria encontrar ao desembarcar no aeroporto José Marti seria uma legião de esfomeados e um país caindo aos pedaços.

Cuba, a Meca do que restou do socialismo mundial e a pedra no sapato do “Gigante Americano”, certamente não é o melhor dos mundos, nem aquele lugar onde se gostaria de passar o resto da vida. Mas está longe de ser o inferno apregoado pela mídia.

“No es facil”, dizem os cubanos, com certa resignação. Não é fácil, certamente, suportar quase cinco anos de racionamento de alimentos, de roupas, de combustíveis, de energia elétrica. O tal ´período especial´. Como não é fácil entender como, a despeito de tantas dificuldades e de um bloqueio sufocante imposto pelos Estados Unidos, existe um povo que vai tocando a vida e driblando os problemas com criatividade e uma imensa capacidade de improvisação.

DOIS PESOS- A Biafra já foi deixada de lado. Ou quem sabe, abaixo do Trópico, num país de 130 milhões de habitantes que fala português. O que vamos encontrar em Cuba é um festival de contrastes, com situações que desafiam qualquer lógica. Havana, a capital da ilha, é a síntese de tudo. São cerca de dois milhões de habitantes na área metropolitana, vivendo dois mundos distintos e ao mesmo tempo interligados entre si.




Essa situação quase inverossímel, que se estende às outras cidades de Cuba, foi criada a partir da abertura para o turismo, na década de 80. O governo criou uma ilusória paridade entre o dólar americano e o peso cubano, na base do 1/1. É o que os cubanos chamam de peso virtual, que só vale para os turistas. No peso real, válido para os cubanos 1 dólar é cotado entre 40 e 60 pesos.

Tomando-se por base essa cotação, os salários dos cubanos variam entre 5 e 8 dólares por mês. A guia turística Miurca, que fala inglês, alemão, português, russo e castelhano (além disso, é licenciada em literatura russa), ganha o equivalente a seis dólares por mês. Imagine-se, portanto, a felicidade com que ela, ao final de uma excursão de uma semana, recebeu cerca de 300 dólares coletados entre os participantes do Vôo da Solidariedade, que saiu de São Paulo e passou por Salvador, levando um grupo de bancários, professores, estudantes, políticos e este jornalista.

A crise fez brotar, primeiro espontaneamente e depois incentivada pelo Governo, uma economia de mercado que parece incontrolável. Em Havana já existem mercados comercializando verduras, legumes, frutas, etc. Os preços estão no meio do caminho entre o peso real e o peso virtual e a própria lei da oferta e da procura tem se encarregado de ajustar as coisas.




TAXI-DRIVER- Outra saída é o que aqui chamamos de ´bico´. Durante o dia, Rafael, 56 anos, e seu filho Ricardo, 32, trabalham no restaurante de um dos mais charmosos hotéis de Havana, o Inglaterra. À noite, transformam o velho Chevrolet 1956 num táxi. O preço da corrida varia entre 3 e 5 dólares. Ninharia para nós, uma fortuna para eles. O trabalho no restaurante também facilita a obtenção de comida no mercado negro. Numa das viagens que fizemos entre Habana Vieja e Vedado (cerca de 20 quilômetros de distância, 5 dólares a corrida), Rafael, que usa uma boina a la Che Guevara e não tira o charuto da boca, perguntou se poderia passar em alguns lugares antes de chegar ao hotel. E passou em três casas, todas de familiares, deixando providenciais sacolas de comida. “Está difícil, mas o pior já passou”, diz Rafael, com a concordância do filho.



Quem não tem dinheiro para recorrer ao mercado negro, tem que se conformar com alimentos alternativos. Em Cuba, existe a Libreta de La Nutricion, uma espécie de caderneta que garante a alimentação básica. Os alimentos são fornecidos de acordo com o número de pessoas de cada família. As quantidades são mínimas e é preciso fazer mágica para ´esticar´ a duração dos produtos. Dona Rafaela Detresse, 63 anos, mora num antigo prédio em Habana Vieja. São 14 pessoas, entre filhos, netos e genros. Em 15 dias, os mantimentos acabam. Ai o jeito é recorrer ao ´chicaro´, uma pasta verde de altíssimo poder nutritivo, mas de sabor repugnante como a soja. Junto com o ´chicaro´, o feijão.

Fome, como a que milhões de brasileiros passam, os cubanos desconhecem. O problema é que comer não é apenas uma questão de consumir proteínas, mas de ´olhar´. E aí eles têm que aprender a comer de olhos fechados. “Mas vai melhorar”, aposta Rafaela, enrolada num velho lençol para suportar o surpreendente frio de 14 graus, uma raridade em Havana. Blusas? Cada cubano tem direito a um conjunto de roupas. Por ano!

CONQUISTAS- Fidel Castro (“El Comandante”, “El Jefe”) é tratado com respeito, mas sem idolatria. Mesmo em ´período especial´ e com todo o sacrifício a que o povo vem sendo submetido, há um sentimento quase generalizado de gratidão pelo que Fidel fez por Cuba. Para não parecer que a afirmação tem cunho ideológico, nos baseamos numa pesquisa feita pelo respeitável Instituto Gallup e publicada em jornais do México, Argentina e Colômbia.

Na pesquisa, a maioria da população aprova a atuação do Governo e aponta como principais destaques a saúde e a educação. A aprovação a Fidel pode parecer um contra-senso para quem passa o que os cubanos estão passando. Ou uma constatação de que poderia ser pior sem as chamadas conquistas do socialismo. O que se avançou, com todos os problemas visíveis e impossíveis de ignorar não é pouco num país que antes da Revolução era um misto de cassino e bordel dos Estados Unidos.

SONHO DE LIBERDADE- Reclamações contra o regime (o nome de Fidel raramente é mencionado) se ouvem em vários pontos de Havana. Os cubanos se aproximam, puxam conversa e se percebem que a pessoa está disposta a ouvi-los, falam. E como falam! As enfermeiras Norca, 20 anos, e Carmen, 22, estão sentadas num jardim em frente ao Palácio de Artesanato. Tem nas mãos um exemplar em espanhol do Miami Herald. É propaganda pura contra o regime, financiada pelos cubanos exilados na Flórida.

Norca reclama que “os turistas tem tudo e o povo fica com o resto”, lembrando que pela Libreta não vem sabão há seis meses, manteiga há três e carne bovina há um ano. Carmen fala da falta de liberdade. Tão logo nos afastamos das enfermeiras, dois policiais se aproximam delas para saber o que estavam conversando com um estrangeiro. Essa situação se repetiu várias vezes, sem locais diferentes. Ressalte-se que, pelo menos à nossa vista, ninguém foi detido. “É apenas para evitar que fiquem pedindo coisas para vocês”, esclareceu um dos guardas. Nada que lembrasse a terrível policia política, dos tempos em que o regime era mantido a ferro e fogo.

Não é à toa que a palavra mais em voga hoje em Cuba é concessão. Afinal, um país que precisa desesperadamente de dólares tem mesmo é que fazer concessões. E é através do turismo, com suas vantagens e desvantagens, que Cuba está se abrindo. No que isso vai dar, ninguém sabe. Talvez nem Fidel, El Viejo Comandante.

(nas próximas reportagens, os contrastes de Havana e a opção pelo turismo; a saúde e educação preservadas a qualquer preço; mercado negro e prostituição,os malucos geniais que batem recordes de produtividade e a onipresença de Che Guevara na terra onde ele virou lenda e se tornou eterno)

Nenhum comentário: