segunda-feira, 9 de maio de 2011

O MUNDO FINGE QUE NÃO VÊ


O Relator Especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre os Territórios Palestinos, Richard Falk, emitiu um relatório ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, alertando para a gravidade da situação das crianças palestinas devido à ocupação israelense, afirmando que elas continuam sendo submetidas a ataques, abusos e prisões.

Falk observou que políticas como expansão dos assentamentos, demolição de casas e deslocamento forçado de famílias têm um grande impacto nas crianças palestinas, notando também que muitas delas têm sido presas, detidas e abusadas arbitrariamente. Ele disse também que as crianças palestinas continuam privadas do seu direito à educação, citando números que indicam uma carência de 40 mil salas de aula no início do ano escolar de 2010-2011, além das dificuldades em obter permissões para a construção de novas escolas.

O Relator Especial pediu à comunidade internacional que “não poupe esforços para convencer Israel a cumprir com suas obrigações” e suspender as atividades de assentamento ilegais e prolongadas, e que respeite o direito à autodeterminação do povo palestino. Ele afirmou ainda que os autores das violações contra as crianças palestinas devem ser responsabilizados.

Nenhum comentário: