quarta-feira, 23 de março de 2011

Sindicato dos Ladrões


A onda de violência que assola o eixo Ilhéus-Itabuna, com sete assassinatos no último final de semana, além do banho de sangue que eleva o índice de homicídios à estratosfera, acaba produzindo situações, digamos, inusitadas.

Tome-se, por exemplo, um assalto à ônibus ocorrido na linha Itabuna-Barro Preto.

Assaltos a ônibus, assim como furtos, roubos e arrombamentos raramente merecem registro, diante da profusão de assassinatos. As vítimas, muitas vezes, nem se dão ao trabalho de prestar queixa. É pura perda e tempo e chateação.

Mas o assalto em questão chama a atenção pela situação em que se deu, digna de entrar para o anedotário, não fosse o fato de que a explosão da criminalidade não tem graça alguma, muito pelo contrário.

O citado ônibus seguia sua trajetória normal junto à outrora pacata Barro Preto. Num determinado ponto, entraram três rapazes. Mais outro ponto e entram mais três rapazes. Simples passageiros nessa profissão onde, como na vida, tudo é passageiro, menos o motorista e o cobrador.

(Um parêntese: em algumas linhas até o cobrador tornou-se dispensável. Sua função é acumulada pelo motorista. Isso, enquanto não inventam ônibus dirigidos por robôs).

Voltemos ao ônibus.

Três rapazes nos bancos de trás, três rapazes nos bancos da frente, os passageiros não vendo a hora de chegar em casa, para o merecido descanso.

Eis que, subvertem-se até os chavões. Nem tudo no ônibus é passageiro, motorista ou cobrador.

Num trecho de pouco movimento, três dos rapazes, armados de facas e revólveres, anunciam o assalto.

“Mais um assalto”, devem ter pensado os passageiros, o motorista e o cobrador, já pensando na aporrinhação do registro da ocorrência.

Não era apenas “mais um assalto”, posto que veio o inacreditável: assim que os três primeiros rapazes anunciaram o assalto, os outros três rapazes, igualmente armados de facas e revólveres também anunciaram o assalto.

Numa dessas coincidências absurdas, que apenas reforçam a que ponto chegaram os índices de criminalidade, duas quadrilhas que não se conheciam decidiram assaltar o mesmo ônibus.

Poderia ter havido uma disputa pela primazia do assalto, com tiroteio e conseqüências trágicas. Mas os marginais foram de uma nobreza de nobre inglês.

Chegaram a um acordo e socializaram o produto da rapinagem: 350 reais da empresa de ônibus e minguados 14 reais dos passageiros, além de telefones celulares.

Moral da história: é tanto bandido que vão ter que criar uma escala para os assaltos, coordenada por um hipotético Sindicato dos Ladrões.

Imoral da história: duas quadrilhas assaltando o mesmo ônibus chega a ser pitoresco, mas os assassinatos em série e essa onda de insana de violência precisa de um basta.

Porque não tem nada de passageira...

Nenhum comentário: