quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O CRACK JOGA EM TODAS


Um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em 3.950 cidades brasileiras mostra o que é visível nas ruas e dispensa as estatísticas: 98% delas já enfrentam problemas relacionados com o uso de crack ou outras drogas.

Ou seja, as drogas, principalmente o crack, estão presentes em quase todas as cidades brasileiras, dos pequenos lugarejos perdidos no mapa às grandes metrópoles.

Surgido como um entorpecente alternativo a então inacessível (para a maior parte dos usuários) cocaína, o crack rapidamente rompeu os guetos e açambarcou todas as camadas sociais, dos pobres aos ricos.

O crack, pelas proporções que atingiu, se transformou numa epidemia que o poder público combate de forma incipiente. O estudo da CMN revela que apenas 14,78% dos municípios possuem centros de atenção a dependentes químicos e somente 8,43% campanhas de prevenção contra as drogas.

Trata-se de um problema social que, como não é devidamente tratado pelas autoridades, transformou-se num problema policial.

Em Itabuna, uma cidade onde o consumo de crack pode ser constatado à luz do dia, estatísticas da Polícia Civil revelam que cerca de 70% dos assassinatos ocorridos no município estão relacionados ao tráfico de drogas.

Levando-se em conta que foram registrados 161 homicídios entre 1º. de janeiro a 12 de dezembro de 2010, a droga (leia-se o crack) é responsável por 112 dessas mortes.

Mais de uma centena de vidas, adolescentes e jovens em sua esmagadora maioria, ceifadas pela droga e seu subproduto: a violência sem limites.

Um número alarmante, que dá a exata dimensão do estrago provocado pelo crack e da necessidade urgente de ações que combatam o tráfico e ajudem os dependentes a encontrarem o difícil caminho de volta.

Um caminho que se torna quase impossível justamente pela falta de políticas públicas eficazes, que passam guerra sem trégua ao tráfico, a prevenção e aos programas de inclusão social que impeçam que a droga se torne um atrativo ou às vezes uma opção, quando o consumo descamba para o tráfico para sustentar o vicio.

O crack está jogando em todas e em todos os lugares.

E, diante da omissão do poder público, está ganhando esse jogo de goleada.

Nenhum comentário: