segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Era decisão e nem parecia


Com três times lutando diretamente pelo título enfrentando equipes rebaixadas e/ou desestimuladas, a última rodada do Campeonato Brasileiro prometia fortes emoções.

Foi um anticlímax, que só valeu pela festa do Fluminense.

No Rio de Janeiro, o Fluminense não conseguia derrotar a própria ansiedade e sofria diante do rebaixado, mas surpreendentemente aguerrido Guarani, certamente motivado por uma mala de dinheiro oferecida pelo Corinthians.

O time carioca não era nem uma pálida sombra daquele que derrotou com facilidade o São Paulo e o Palmeiras nas rodadas anteriores, em partidas marcadas por marmeladas memoráveis.

Enquanto a agonia do Flu atravessa os primeiros 45 minutos, Cruzeiro e Corinthians faziam ainda pior, mantendo os cariocas com as mãos na taça mesmo sem sair do 0x0.

O Corinthians seguia empatando em 1x1 com os reservas do também rebaixado Goiás, mais interessado na conquista do titulo da Copa Sulamericana e de uma vaga na Libertadores, com direito a uma pixotada de seu goleiro. 1x1 estava e 1x1 ficou até o fim.

O Cruzeiro virou o primeiro tempo perdendo de 1x0 para um Palmeiras sonolento. Na segunda etapa, o time mineiro virou para 2x1, mas aí o Fluminense já havia achado o golzinho salvador contra o Guarani.

O magrinho 1x0 diante de 40 mil torcedores foi suficiente para garantir a taça aos cariocas e perpetrar em Muricy Ramalho, com toda a justiça, o título de Rei da era dos pontos corridos. Foram quatro títulos nos últimos cinco campeonatos. Sem contestação.

O troféu de melhor jogador do Brasileirão 2010 é do argentino Conca. Não é nenhum fora de série, tanto que seu nome nem é cogitado para a Seleção Argentina, mas num campeonato mediano, sobressaiu-se pela regularidade. Justo também.

Para os demais torcedores, é um campeonato a ser esquecido.

E, para os torcedores do Vitória, para ser esquecido e chorado.

Jogando em casa, com o Barradão lotado, o Vitória não conseguiu fazer um mísero golzinho no Atlético de Goianense, com quem lutava pela última vaga entre os sobreviventes.

Com o 0x0, o Vitória vai disputar a 2ª. Divisão em 2011.

O Elevador Lacerda, que subiu para o Bahia desceu para o Vitória, que terá que suar muito para voltar à elite da bola em 2012.

BA-VI em 2011, só no Baianão.

E a vida segue, feito uma bola, dando suas voltas...

Nenhum comentário: