segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A rodada dos mortos-vivos


Após duas rodadas com um festival de entregas, chega-se finalmente à última rodada do Campeonato Brasileiro de 2010 com três times com chances de conquistar o título.

O maior beneficiado pelas entregas foi o Fluminense, que mesmo jogando fora de casa, ganhou do São Paulo e do Palmeiras, em partidas que os paulistas visivelmente facilitaram, para prejudicar o Corinthians.

Mas, fala-se muito na amolecida do São Paulo e do Palmeiras e pouco na amaciada do Vasco diante do Corinthians, com direito a um gol contra ridículo, para prejudicar o Flu.

Enfim, uma tabela maluca, que não previa a possibilidade de que, na reta final, um time se visse na condição de poder ajudar ou prejudicar o rival.

Ajudar?

Nem acreditando em papai noel, saci pererê e mula sem cabeça.

Dos três times que chegam a ultima rodada na briga pela taça, apenas o Cruzeiro não teve ´mãozinha´ alguma e talvez por isso mesmo seja o que tenha menos chances.

Encerrada a fase de ajudas, entra-se na fase da ironia, como se bastasse mais alguma coisa para marcar o campeonato da marmelada.

Fluminense e Corinthians vão decidir quem ganha o campeonato contra duas equipes mortas, sepultadas e condenadas à 2ª. Divisão em 2011.

Guarani e Goiás, que já estão na sepultura da bola, serão os mortos-vivos que podem fazer a sorte pender para um lado ou outro.

Jogarão sem nenhuma responsabilidade, além daquela baboseira de sair da elite do futebol com dignidade.

Que dignidade há em ser rebaixado, cara-pálida?

Serão franco-atiradores, insuflados muito provavelmente por malas cheias de dinheiro oferecidas por Fluminense e Corinthians, estímulo extra para quem não tem estímulo algum.

Ao Goiás, resta o consolo de disputar a final da Copa Sul-Americana, com chances de jogar a Libertadores em 2010. Ao Guarani, não resta nada.

A tabela do Campeonato lhes dará enterros de luxo.

O imponderável do futebol pode fazer um deles se transformar num fantasma assustador.

No lado de baixo da tabela, Vitória e Atlético decidem quem fica na 1ª. e quem cai para a 2ª. Divisão.

Nesse caso, haverá apenas um vivo.

E um morto.

Nenhum comentário: