quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O fator Marina



A chamada “Onda Verde” acabou mesmo se confirmando na reta final do 1º. turno, elevou Marina Silva à condição de protagonista e jogou a eleição presidencial para uma nova rodada.

Alvejada pelo caso Erenice Guerra quando a vitória parecia liquida e certa, Dilma Roussef perdeu uma fatia do eleitorado suscetível a denuncias de corrupção, mesmo que nada ficasse provado contra ela. Aí, entrou uma considerável parcela da mídia, que tratou de associar Dilma aos supostos esquemas na Casa Civil, com a sutileza de um elefante numa loja de cristais.

Um eleitorado que não migrou para José Serra e sim para Marina Silva, que até então mais parecia candidata a uma vaga de apresentadora de programa de ecologia na televisão. Seu espaço no horário eleitoral gratuito mais parecia uma versão do National Geographic.

Mas, eis que o desencanto com Dilma fez com que Marina catalisasse os votos que a petista perdia, sinalizando um até então improvável 2º. turno.

O improvável se tornou possível e depois se tornou realidade, porque instalado o ´efeito Marina´, ele ganhou proporções insuficientes para ultrapassar Serra, mas suficientes para frear Dilma.

E eis que, com seus quase 20 milhões de votos, Marina Silva se torna a estrela principal desse início de campanha no 2º. turno, disputando os holofotes com Dilma Roussef e Marina Silva.

A pergunta é: quem Marina Silva vai apoiar?

E mais: para quem irão os seus votos, capazes de decidir a eleição?

Em tese, por ser mulher e oriunda do PT de Lula, Marina deveria declarar apoio à Dilma. Além disso, historicamente o PV tem mais afinidades com o PT do que com o PSDB. Ponto para Dilma.

Na prática, Marina saiu do PT magoada e o PV já vem flertando com os tucanos. Ponto para Serra.

E de mais a mais, a conta não é tão simples assim, tipo Marina apóia Dilma, 20 milhões de votos para Dilma; Marina apóia Serra, 20 milhões de votos para Serra.

A conta certa, apesar do inquestionável peso eleitoral adquirido pela frágil Marina Silva, não é necessariamente quem Marina vai apoiar, mas a quem seus votos serão destinados.

São eles, os anônimos 20 milhões quem irão decidir a eleição presidencial.

Nesse momento, revestidos da imagem de Marina, eles são o objeto de desejo de Dilma e de Serra.

O destino que eles tomarem será o destino da eleição presidencial de 2010.

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