quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A DOR SILENCIOSA



O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Itabuna vai coordenar, em parceria com a Prefeitura de Itabuna, Vara da Infância e Juventude e outras instituições, visando combater um problema que afeta crianças e adolescentes de todas as classes sociais: a violência sexual.

Trata-se de um crime cuja intensidade nem sempre é possível mensurar, já que na maioria dos casos as vítimas não têm coragem de denunciar e muitas vezes a própria família faz vista grossa aos abusos.

Os dados estatísticos disponíveis apontam que em muitos casos, a violência sexual contra crianças e adolescentes acontecem dentro dos próprios lares e tem como autores pais, padrastos e outros parentes. Há situações que beiram a barbárie, com crianças de dois, três anos sendo abusadas dentro de casa.

O medo e a vergonha fazem com que os abusos sejam ocultados da polícia. Não é raro que esposas denunciem seus companheiros quando descobrem os abusos e logo depois retirem a queixa, impedindo que se faça justiça.

Além da violência sexual doméstica, existe ainda outra questão que é a da prostituição infanto-juvenil, em que por necessidade ou por pressão, crianças e jovens sejam empurradas para o mercado do sexo pago.

Uma passada por bares durante as madrugadas ou em pontos às margens do trecho da rodovia BR 101 que corta Itabuna é suficiente para observar meninas de 12, 13 anos se prostituindo.

As ações do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente se baseiam em eixos como Análise da Situação, Mobilização e Articulação, Defesa e Responsabilidade, Atendimento e Proteção e Protagonismo Juvenil.

No campo das boas intenções, maravilha.


A questão, e é isso o que esperamos ver acontecer, é passar da teoria à prática, transformando em ação a boa intenção e contribuindo para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Um processo que, diga-se, deve envolver toda a sociedade organizada.

Essa é uma dor silenciosa, uma ferida que mesmo ao cicatrizar deixa marcas para a vida toda.

Nenhum comentário: