quinta-feira, 29 de julho de 2010

Uma revista nota 100


Revista Primeiras & Melhores
destaca os 100 anos de Itabuna

A editora Via Litterarum lançou a edição especial da revista Primeiras & Melhores, que além de uma nova configuração gráfica e temas variados, traz um caderno que marca a passagem dos 100 anos de Itabuna. A publicação apresenta textos como Pesquisa & Estatística, em que um artigo de Irene Maurício Cazorla e Franciana Castro revela as armadilhas da estatística e sua relação com a cidadania; e destaca as pinturas do mestre Walter Moreira, que traçou com pinceladas singulares sua percepção da Itabuna em seus primórdios. Integram também as matérias sobre Itabuna, fotos históricas na perspectiva da professora e historiadora da UESC, Janete Macedo.

A revista é ilustrada por belas imagens aéreas colhidas pelo fotógrafo José Nazal, além de imagens aéreas destaca-se o mapa urbano da cidade, elaborado pela Cads Copiadora. Neste ano marcado por tragédias provocadas pelas águas das chuvas em várias regiões do país, Antonio Fontes de Faria Filho e Quintino Reis de Araujo, pesquisadores do CEPEC da Ceplac, reconstroem a trajetória das chuvas na cidade de Itabuna, situando as grandes enchentes. Outros temas abordados são “Como é viver em Itabuna?”,”O que mostraria a um turista em Itabuna?”, e o resgate do texto “De birra com Jorge Amado” sobre tentativa de mudança frustrada do nome dessa avenida no início desta década. “Esta edição da revista Primeiras & Melhores é especial pela homenagem que pretendemos fazer à cidade de Itabuna no seu primeiro centenário”, afirma Agenor Gasparetto, diretor da Via Litterarum.

A revista já está disponível nas bancas de jornais de Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista, Prado, Eunápolis, Itapetinga, Guanambi e muitas outras cidades baianas.

Nenhum comentário: