quinta-feira, 1 de julho de 2010

É hora de chamar o Pajé


Depois de praticamente implorar, sem sucesso, para que o mineiro Aécio Neves trocasse uma eleição líquida e certa para o Senado em nome de uma chapa supostamente imbatível juntando São Paulo e Minas (os dois maiores colégios eleitorais do país); e de optar pelo senador paranaense Álvaro Dias, de olho no ainda relativamente fiel eleitorado do Sul e ver o parceiro DEM se rebelar ameaçando saltar do barco, o candidato a presidência da República pelo PSDB finalmente encontrou o seu candidato a vice.

Trata-se do deputado federal Índio da Costa, do Rio de Janeiro.

Quem?

A pergunta é inevitável. Fora do Rio de Janeiro e dos círculos políticos de Brasília, pouca gente tinha ouvido falar de Índio da Costa, até que o DEM o ungisse como o vice de Serra e selasse a paz com o candidato tucano, debelando chamas que já se alastravam feito fogo em palheiro.

Se com Aécio Neves imperava a intenção de cativar o eleitorado mineiro e com Álvaro Dias fisgar o eleitorado do Paraná e ainda ganhar de lambuja o apoio de Osmar Dias, do PDT, que está com Dilma, mas não poderia ficar contra o próprio irmão; com Índio da Costa prevaleceu o apenas desejo do DEM, ao qual os tucanos tiveram que se curvar docemente.

A barafunda na escolha do vice, que se tornou uma polêmica indesejável e fora de hora, justamente quando a candidatura de Serra, tida e havida como favoritíssima até algum tempo atrás, começa a perder fôlego diante do avanço da candidata do PT, Dilma Roussef, amparada por seu mentor, o presidente Lula, que desfruta junto à população de um prestígio nunca visto na história deste país.

As últimas pesquisas de intenção de voto, divulgadas pelo Ibope e pelo Census, apontam uma vantagem de cinco pontos percentuais de Dilma em relação à Serra. E apontam também que a petista bateria o tucano num eventual segundo turno. Nada mal para uma pessoa em que poucos apostavam suas fichas e que só aos poucos o eleitorado começa a assimilar como ´a candidata do Lula´.

Desnecessário dizer que pesquise é a fotografia do momento, que as coisas começarão a se definir mesmo após a Copa do Mundo e com o início do horário eleitoral gratuito.

O momento mostra Dilma bem na foto e Serra, agora que lhe pespegaram um Índio como vice, pode aproveitar e solicitar os bons serviços de um Pajé.

Precisar ainda não precisa, mas...

Nenhum comentário: