quarta-feira, 16 de junho de 2010

O império volta a atacar Ilhéus


O Jornal Nacional, da Rede Globo, mostrou -enfim- a manifestação dos ilheenses em favor da implantação do Complexo Intermodal, que inclui a construção do Porto Sul, da Ferrovia Oeste-Leste, do Aeroporto Internacional e da Zona de Exportações.

É de se estranhar que, no mundo da informação em tempo real, a emissora que tem no jornalismo o carro-chefe de sua programação, tenha mostrado a manifestação cinco dias depois que ela ocorreu.

Mais estranho ainda, mostrou também um evento, na verdade um convescote, ocorrido quase um mês atrás, o abraço na Lagoa Encantada, promovida por pessoas contrárias ao Porto Sul.

É estranheza demais para um tema só.

Pois tem mais coisa estranha aí: a matéria veiculada no JN procurou passar a impressão de que Ilhéus está dividida com relação à implantação do Porto Sul e da Ferrovia, citados na reportagem.

Nada mais falso, mentiroso, inverídico e manipulador.

Vamos aos fatos.

O abraço à Lagoa Encantada, que rendeu matérias em praticamente todos os telejornais da Globo, reuniu cerca de 200 pessoas, entre ambientalistas, artistas de segunda linha e empresários sem qualquer ligação com Ilhéus.

A manifestação pró-Intermodal contou com a participação de quase 10 mil pessoas, entre políticos, sindicalistas, empresários, trabalhadores, estudantes e líderes comunitários. Gente de Ilhéus e do Sul da Bahia.

Não há nenhuma cidade dividida, como quer fazer quer a Rede Globo.

Há sim, uma cidade e uma região unidas em torno de um projeto que pode por fim a uma crise que já dura duas décadas.

E há também um grupo, capitaneado por uma ONG ávida por captar recursos do Brasil e do Exterior, que viu na proteção Global a escada para continuar protegendo menos o meio ambiente e mais os seus interesses.

É simplório demais imaginar que um dos proprietários das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, tenha embarcado nesse movimento que, por trás de reportagens pretensamente imparciais, tem o claro interesse de travar o Intermodal por possuir uma portentosa mansão num condomínio próximo à área onde o porto será instalado.

Ou que, outro baluarte do movimento anti-porto, Guilherme Leal, dono da Natura, está interessado apenas na manutenção da biodiversidade para retirar a matéria prima de seus produtos.

Alguém já parou para pensar que um porto das dimensões do Porto Sul, atrelado a uma ferrovia, a um aeroporto, a uma ZPE e ainda tendo uma base de distribuição de gás natural nas proximidades é um vetor de atração de grandes investimentos?

Um projeto capaz de tornar o Sul da Bahia porta de entrada e saída de produtos para a Europa e a Ásia?

Obviamente que um investimento desses não interessa a grupos do Sul/Sudeste do Brasil, que terão uma forte concorrência em seus lucrativos negócios.

Debaixo, no meio e em cima dessa mata (nem não nativa assim) deve existir mais do que cobras, lagartos, borboletas, macacos e outros bichos.

Vale a reflexão e mais do que isso, é preciso que a comunidade regional fique alerta para evitar que o Complexo Intermodal seja inviabilizado, já que existe uma intenção explicita de evitar que o Ibama conceda a licença para a implantação do Porto Sul.

Ao contrário do que pensa a Rede Globo, o povo já não é mais bobo.

Embora quando trate de defender os interesses de seus donos ou dos parceiros de seus donos, a emissora não está nem aí para o que o povo seja ou o povo ache.

Nenhum comentário: