segunda-feira, 29 de março de 2010

O CIRCO DA NOTÍCIA

Embora não existam as chamadas provas irrefutáveis, parece não haver dúvidas de que Alexandre Nardoni e Ana Jatobá foram os responsáveis pela morte da menina Isabella, num crime que chocou o Brasil.

Isabella, aos 5 anos de idade, foi vítima de uma seqüência de monstruosidades, que incluíram espancamento, esganadura e jogada para a morte, atirada que foi da janela do sexto andar do apartamento onde passava os finais de semana com o pai e a madrasta.

Apesar das negativas do casal, que apontam a existência de uma terceira pessoa no local do crime, tese totalmente descartada pela perícia técnica, a polícia e a justiça concluíram que Alexandre Nardoni e Ana Jatobá foram, inquestionavelmente, os assassinos da pequena Isabela.

Num júri que catalisou as atenções do Brasil, os jurados concluíram pela culpa do casal. Alexandre foi condenado a 31 anos de prisão e Ana Jatobá a 26 anos.

Fez-se, enfim, Justiça!

O julgamento de Alexandre Nardoni e Ana Jatobá, entretanto, lança luz sobre outra questão: a espetacularização da tragédia e como pessoas simples se dignam -e até brigam- para fazer parte de um enredo com o qual não tem a mais remota ligação.

Gente que passa dias e dias à porta do Fórum, à espera de ser captado por uma câmera de televisão, um microfone ou uma máquina fotográfica.

Explora-se, à exaustão, a mãe, familiares e amigos, amplificando uma dor que, por si só, já é difícil de administrar. A patuléia quer lágrimas e a mídia, de olho na audiência, faz brotarem as lágrimas.

É preciso gente se indignando, socando os carros em que os réus eram transportados e isso uma câmera ligada ou um clique disparado produzem com a maior facilidade.

Arma-se, em torno do julgamento, um verdadeiro circo da notícia, que vai além do resultado final e permanece pelos dias seguintes, sugando-se todas as gotas do infortúnio que ceifou a vida da pequena Isabella e perpassou uma cicatriz no coração e na alma de sua mãe.

Dos programas matutinos e vespertinos de variedades e banalidades aos respeitáveis (?) telejornais noturnos, passando pelos programas policiais, dos jornais populares a publicações sérias (?), das rádios aos sites, todos querem um naco da tragédia, ainda que à custa do mais deslavado sensacionalismo.

Encerrado o júri, que Isabella descanse em paz, que sua mãe encontre na justiça feita o conforto para uma perda irreparável e que Alexandre Nardoni e Ana Jatobá paguem pela barbaridade que perpetraram.

Quanto ao Circo da Notícia, a lona foi temporariamente desmontada, à espera do próximo crime bombástico, ou do próximo espetáculo, o que infelizmente dá no mesmo.

Nenhum comentário: