quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ÁGUA PARA NINGUEM


O verão vem chegando e Itabuna volta a conviver com o risco de um problema crônico: a falta de água.
Nesta semana, o presidente da Emasa, Alfredo Melo, alertou que se não chover com intensidade e regularidade a cidade corre risco de um novo racionamento.
Caso venha o racionamento, devem se repetir as cenas do ultimo verão: no centro da cidade e na periferia, centenas de pessoas com latas de água na cabeça ou carregando baldes mais lembravam as áreas mais secas do sertão nordestino.
Trata-se de uma época em que o consumo aumenta, mas a captação continua a mesma, já que o sistema chegou ao limite. Como não existe mágica na equação captação x consumo, é preciso que se adotem algumas medidas para evitar que a escassez se transforme numa crise de abastecimento.
O combate ao desperdício deve se tornar uma regra. E como se desperdiça água em Itabuna, notadamente nos bairros de pode aquisitivo, onde o líquido é usado para lavar carros e calçadas como se fosse abundante, inesgotável.
Além disso, existem perdas consideráveis na captação, por conta de um sistema obsoleto, que precisa ser modernizado.
O Governo Federal destinou recursos para melhorar a captação e a distribuição, mas o sistema ainda funciona de forma precária, com demanda superior à oferta.
Sendo assim, a única alternativa é economizar água. Isso para quem recebe o produto com regularidade, porque nos bairros mais distantes a escassez é uma rotina que independente da estação do ano. Nesses locais, onde só cai água em intervalos que podem durar até uma semana, os moradores sofrem com a falta de um produto que é básico, imprescindível.
Para essas famílias, só resta esperar que a ampliação do sistema de captação apresente resultados práticos, coisa que não ocorreu até agora.
O jeito, portanto é economizar água.
E rezar para que, em meio a esse calor infernal, São Pedro seja generoso e mande chuva em abundância para Itabuna e região.
Na falta de projetos efetivos para resolver, definitivamente, o crônico problema do abastecimento de água, que ao menos os céus sejam generosos com a sofrida população itabunense.

0-0-0-0-0-0-

PREVISÃO DO TEMPO

Previsões do Climatempo e do Tempo Agora, dois dos mais respeitados institutos de meteorologia do Brasil, apontam que chuvas em Itabuna só na segunda quinzena de dezembro.
Oremos, pois!
E para quem acredita em Papai Noel, chuva é um presente a ser considerado...

Nenhum comentário: