quinta-feira, 12 de novembro de 2009

ALERTA TOTAL


Enquanto seis times, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Atlético/MG, Internacional e Cruzeiro lutam ponto a ponto, gol a gol pelo título do emocionante Campeonato Brasileiro de Futebol; em Itabuna trava-se uma luta contra um título que nada tem de lisonjeiro.

A cidade quer e precisa evitar o vergonhoso tri-campeonato brasileiro de incidência de dengue, repetindo o que ocorreu em 2008 e 2009, com um saldo de milhares de pessoas doentes e mais de uma dezena de mortos.

Trata-se de um jogo, ou de uma batalha se preferem, contra um adversário pequeno, mas extremamente perigoso principalmente quando, a exemplo do que ocorre em Itabuna, não existe um trabalho eficiente de prevenção: o mosquito aedes aegypt..

Os números são alarmantes. Atualmente o índice de infestação predial do mosquito da dengue é de 10,9%, percentual é quase onze vezes maior que o aceitável pela Organização Mundial de Saúde.

É um sinal inequívoco de que a cidade corre o risco de atravessar o verão com uma nova epidemia de dengue, repetindo o quadro dantesco de hospitais lotados, doentes surgindo aos borbotões e familiares chorando seus mortos.

A própria Prefeitura de Itabuna reconhece que a situação é grave, a ponto de levar o prefeito Capitão Azevedo a decretar Situação de Alerta no município e convocar a Defesa Civil para definir estratégias de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue.

Para agravar o que já é um drama, a previsão dos institutos de meteorologia é de um verão chuvoso, o que favorece a reprodução do mosquito.

Diante disso, além da necessária ação conjunta Prefeitura de Itabuna/Governo do Estado/Governo Federal, é preciso que a população faça sua parte, evitando o acumulo de lixo e de água em recipientes abertos como caixas dágua, garrafas, lajes ou pneus velhos.

Essa é uma batalha que só será vencida se cada um fizer a sua parte e todos se conscientizarem que, no caso da dengue, o melhor antídoto é a prevenção.

Não é bom para a cidade voltar a ser destaque nacional de maneira negativa, através de uma “conquista” que na verdade é uma derrota.

E não é bom para a população, porque diante de uma epidemia, todos nós somos, potencialmente, vítimas de uma doença que, nunca é demais lembrar, em sua forma mais agressiva pode até matar.

Alerta total, pois, contra a dengue.

E guerra total e sem tréguas ao mosquito!

Nenhum comentário: