terça-feira, 14 de abril de 2009

DRAGÃO APAGADO, TIGRE DESDENTADO

O Colo Colo começou o Campeonato Baiano de 2009 com ganas de repetir a façanha de 2006, quando surpreendeu a todos e conquistou o título ao vencer os dois turnos.

O Itabuna esperava, no mínimo, bisar 2008, quando se classificou para o quadrangular final e chegou à última rodada com chances de conquistar o título.

Não deu.

Os times que representam as duas principais cidades do Sul da Bahia e que alimentam uma saudável realidade encerraram a fase classificatória de forma melancólica.

O Itabuna terminou em 6º. lugar, com 28 pontos ganhos. Foram 8 vitórias, 4 empates e 10 derrotas.

O Colo Colo acabou em 7º. lugar, com 22 pontos ganhos. 7 vitórias, 1 empate e 14 derrotas.

Vamos além da frieza dos números.

O Itabuna em momento algum empolgou o torcedor. A exceção de uma ou outra boa exibição e ao talento isolado do atacante Neto Berola, o time nunca deu mostras de que poderia lugar pela classificação. Perdeu pontos inacreditáveis dentro de casa e quando ganhou de 4x0 do Atlético, em Alagoinhas, já era uma espécie de “canto do cisne” ou “suspiro de afogado”.

Entrou e saiu do Baianão sem deixar saudades no torcedor, sem deixar saudades em ninguém. Um time absolutamente insosso.

Se o Itabuna ficou sempre no meio da tabela, naquela zona morta, o Colo Colo foi pior ainda.

Em vez de brigar pelo título, o time ilheense flertou com o rebaixamento durante todo o campeonato. Seu único momento de brilhareco foi na vitória contra o Bahia, no Estádio Mario Pessoa. Não é lá coisa pra se soltar fogos: o Bahia andou perdendo até para o Madre de Deus e foi goleado pelo medíocre Ipitanga.

O Colo Colo salvou-se da degola das ultimas duas rodadas. Afinal, tem que ser muito ruim, mas muito ruim mesmo, para ser pior do que o Feirense, o Madre de Deus, o Camaçari e o Poções, este último rebaixado para a segundona com todos os méritos. Ou deméritos melhor dizendo.

Enfim, para nós, o Baianão acaba com um Trigre desdentado e um Dragão apagado.

Vamos ter que assistir pela televisão Vitória, Bahia, Fluminense de Feira e Atlético de Alagoinhas disputarem o titulo; enquanto nos empanturramos de jaca e caranguejo.

Nenhum comentário: