terça-feira, 25 de novembro de 2008

Trambicágua

Leio no Pimenta na Muqueca que Isaias Lima, presidente da Emasa, saiu no tapa com Mané Cem, empresário com atuação marcante na administração municipal em Itabuna. O motivo da contenda teria sido o fato de que Isaias descobrira que Mané, que loca carros pipa para Emasa, estaria aproveitando a crise no abastecimento para vender água (da própria empresa) a preços superfaturados.

O pessoal do Pimenta está longe de fazer ficção. Ao contrário. Há cerca de dois meses, fiquei sem água em casa em pleno final de semana e ao ligar pra Emasa pra pedir um carro pipa, me informaram que o atendimento era só de segunda a sexta-feira. E, ora ora, me indicaram um sujeito que tinha um carro pipa e poderia me fornecer a tão desejada água.

Chegando ao local, fui informado que um carro pipa com 10 mil litros me custaria 200 reais. A mesma quantidade, se fornecida pela Emasa, me custaria 40 reais. Cinco vezes menos!

Dado que é impossível que o tal sujeito tivesse o seu próprio sistema de captação, não precisei ser nenhum Sherlok Holmes para concluir que a água vinha da própria Emasa e que, dessa “adutora”, rolava umas gotas legais pra muita gente.

Não aceitei ser duplamente roubado (como consumidor da Emasa, que pago minhas contas, e como cidadão, que pago meus impostos) e descartei o carro pipa.

Saia mais barato tomar banho de água mineral. Aliás, saiu, porque foi o que fiz.

Nenhum comentário: